Ao contrário da crença popular de que cada personagem da Guerra das Estrelas teve apenas um sabre de luz, alguns escapam à regra. Este é notavelmente o caso de Obi-Wan Kenobi que cruzou a lâmina de seus 3 sabres de luz com vários de seus inimigos como Darth Vader, Asajj Ventress ou o Conde Dooku, por exemplo. Em qualquer caso, a mudança de equipamento não o terá tornado menos herói.
As situações perigosas enfrentadas por Obi-Wan o levaram a ter que reconstruir sua arma mais de uma vez. A perda de seu sabre o levou a recriar um duas vezes para que não ficasse de mãos vazias ao enfrentar seus oponentes.
Percorremos os quatro cantos da galáxia para traçar a história dos sabres de luz de Obi-Wan. Como um dos protagonistas da série tem uma forte conexão com Obi-Wan, você verá que alguns legados são passados através do sabre de luz. Prepare-se para descobrir (ou redescobrir) o passado deste Jedi e os sabres de luz que fizeram dele um vencedor em muitas batalhas.
Como os outros dois, este sabre de luz construído por Obi-Wan Kenobi e estreado no Star Wars Episode 1: The Phantom Menace tem uma lâmina de plasma azul. Este é um símbolo de seriedade e coragem. Quanto ao punho, podemos ver rapidamente que é semelhante ao de seu mestre Qui-Gon Jinn. Isto não é uma coincidência, se Obi-Wan foi inspirado pelo cabo que seu mentor tinha construído, foi para honrá-lo quando ele era um Padawan. Esta é uma tradição Jedi que mostra o profundo respeito do aprendiz pelo mestre que o guia.
É notável que ele reteve o mesmo punho cinza e preto da arma de Qui-Gon Jinn. Entretanto, Obi-Wan parece ter feito uma espada mais grossa e mais avançada a partir das características adicionais. Isto é evidenciado pela presença de um botão de controle para a intensidade e comprimento da lâmina e uma célula de energia de reserva na forma de uma esfera (entre outras coisas).
Deve-se notar também que durante o tempo em que Obi-Wan empunhou seu primeiro sabre de luz, ele estava em forma IV Ataru. Esta é uma das formas primordiais consideradas como o Caminho da Agressão (ou Caminho do Falcão). Esta última depende da seqüência de movimentos e velocidade para dar golpes altamente ofensivos e repetidos.
Há muitos movimentos de saltos e acrobacias de todos os tipos. Entretanto, o domínio desta forma requer muita resistência. Parece que isto não foi um problema para Obi-Wan.
Entretanto, há um problema que Obi-Wan encontrou com este sabre de luz. De fato, durante o Naboo Blockade, ele e Qui-Gon Jinn foram em uma missão e tudo não correu como planejado... Foi enquanto tentava esquivar-se dos dróides de batalha que nosso querido Jedi foi forçado a se camuflar em um buraco de água. Então, ao sair da água, ele percebeu que seu sabre de luz estava temporariamente incapaz de funcionar. Depois disso, ele prometeu resolver este problema de permeabilidade para o futuro de seu equipamento de combate.
Embora Obi-Wan Kenobi tenha lutado várias vezes com seu sabre de luz durante o primeiro filme, há um duelo que será o último por esta arma. Quando Darth Maul, sob as ordens de Palpatine, combate Qui-Gon Jinn e Obi-Wan, ele mata o mestre Jedi e depois envia o sabre de luz do Padawan para um buraco abissal em Naboo. Felizmente para ele, ele recuperará o sabre de luz de seu mentor através do poder da força para dar um golpe mortal aos Sith e derrotar o lendário sabre de luz duplo de Darth Maul.
O segundo sabre de luz de Obi-Wan (ainda de cor azul) tem uma aparência semelhante ao anterior, a fim de estender a marca de respeito que ele demonstrou pelo Qui-Gon Jinn. Isto reflete novamente a dedicação e o compromisso que Obi-Wan Kenobi sempre demonstrou para com seu mestre. O projeto é tão semelhante ao anterior que algumas teorias alegavam que os Jedi tinham recuperado a arma descartada em Naboo.
Aprenderemos no gibi Obi-Wan & Anakin que seu uso inicial foi durante a missão em Carnelion IV, 3 anos depois de ter perdido seu sabre de luz original. Em termos do primeiro enredo triológico, é durante o Episódio II da Star Wars : Ataque dos Clones que o sabre de luz é empunhado. Nesta época, Obi-Wan tornou-se Cavaleiro Jedi e recentemente assumiu Anakin Skywalker como estudante.
Para saber mais sobre a vida do segundo sabre de luz da Obi-Wan, recomendamos a excelente série Obi-Wan & Anakin
Desta vez, Obi-Wan Kenobi passará do formulário IV Ataru para o formulário III Soresu. Este estilo de luta defensiva é baseado principalmente na execução de parries. Alguns vêem esta forma como uma expressão de um estilo de duelo pacífico. Obi-Wan teria escolhido este caminho porque ele acredita que o aspecto protetor desta forma era o que seu mestre precisava para evitar ser trespassado por Darth Maul.
Quando Obi-Wan construiu este sabre de luz, ele aprendeu com seus erros anteriores e ajustou a impermeabilização da arma. De fato, isto seria confirmado quando ele lutasse contra Jango Fett no planeta Kamino. Como a briga se desenrolou na chuva e o sabre de luz caiu em poças, ele teria sido inutilizável. No entanto, este não é o caso quando Obi-Wan vê Jango Fett fugindo no navio enquanto ele retira sem dificuldade o raio de seu sabre de luz. Este aceno para o episódio anterior prova que Jedi Obi-Wan melhorou e preencheu as lacunas da arma com opções adicionais.
Como seu primeiro sabre de luz, ele o perderá para um antagonista antes da batalha no planeta Geonosis. Desta vez, foi o Conde Dooku quem tomou posse do sabre de luz de Obi-Wan depois de capturá-lo. A relíquia nunca foi devolvida ao Cavaleiro Jedi. Incapaz de lutar pelado, o Jedi Nicanas Tassu passará um sabre de luz substituto para Obi-Wan para usar no início das Guerras dos Clones.
Então Obi-Wan Kenobi partiu para fazer um último sabre de luz com um cristal Kyber azul mais uma vez. Nessa época, ele já havia se tornado um Mestre Jedi. A arma final apareceria pela primeira vez no Star Wars Episode III: Revenge of the Sith e intrigaria o público com sua nova aparência.
O Jedi que conhecemos acabou virando a página e avançou, fazendo um sabre de luz que desta vez não se parecia com o de Qui-Gon Jinn. O punho é entalhado e é seguido por uma seção dourada mais fina que se alarga antes de dar lugar a uma ponta prateada: o emissor da lâmina de luz. Uma das lutas mais populares com esta arma foi quando ele confrontou o sabre de luz de Anakin Skywalker, seu ex-aprendiz. O duelo se realiza em Mustafar, onde a lava e os golpes ofensivos são desencadeados.
O sabre final de Obi-Wan terá sido empunhado durante seus 19 anos no planeta Tatooine até ser baleado pelo sabre de luz do Senhor Sith Darth Vader... Este último o levará consigo para Vjun e o colocará no Castelo de Bast que ele tinha construído. O sabre de luz de Ben Kenobi sendo organizado pela Vader como um troféu dentro do palácio.
Outra cena mítica na qual Obi-Wan foi capaz de provar o poder desta arma é seu confronto, no qual ele resistiu sozinho contra os 4 sabres de luz do General Grievous. Vale ressaltar também que este é o único sabre que esteve nas mãos dos dois atores Alec Guinness e Ewan McGregor.
Finalmente, o Padawan de Obi-Wan, Luke Skywalker, usará o último modelo de seu mestre como inspiração para seu segundo sabre de luz verde. Assim como Obi-Wan havia feito para homenagear o tutor que um dia o treinou. O legado continua e as tradições Jedi são levadas adiante de geração em geração.
Se você teve um ponto fraco pelos sabres de luz Obi-Wan, recomendamos nosso sabre de luz legendary OBI-K. Como você pode ver, ele foi inspirado pelo design do primeiro e segundo sabres de luz da Obi-Wan. Ele irá embelezar sua coleção e satisfazê-lo se você estiver procurando uma arma fictícia que está na imagem do Mestre Kenobi:
Deixe um comentário
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
Ver artigo completo