Os sabres de luz podem ser armas elegantes para uma era civilizada, mas no momento eles só existem no mundo da ficção científica. Poderíamos usar a tecnologia moderna que temos hoje para criar a arma mais famosa de todos os tempos? É legítimo perguntar se a fabricação de um verdadeiro sabre de luz é realmente possível, dada sua complexidade.
Dado o impacto da franquia da Guerra das Estrelas na cultura e na sociedade, é inevitável que alguns do público busquem construir um sabre de luz, e até mesmo treinar com um. Alguns poucos gênios de bricolage conseguiram fazer uma tentativa.
De fato, embora a maioria de nós adorasse possuir um verdadeiro sabre de luz, algumas pessoas levam esse desejo mais a sério do que outras. Vários físicos e engenheiros se propuseram a realizar o sonho de milhões de fãs de Star Wars. Eles foram bem sucedidos? Isto é o que vamos ver através de todas as avenidas exploradas por aqueles que procuram fazer este sabre de luz.
Correndo o risco de desmanchar os sonhos de alguns leitores, e levando em conta as características necessárias para fazer um. A coisa parece estar bem comprometida...
Dado seu nome e aparência, o primeiro pensamento óbvio que vem à mente quando se fala de um verdadeiro sabre de luz cortante é algum tipo de laser ultra-poderoso. De fato, o laser produz um feixe de luz altamente direcional que pode ser usado para tudo, desde superfícies metálicas gravadas até a cirurgia dos olhos. Então por que não usá-la para combater o lado negro da força? Infelizmente, esta escolha aparentemente instintiva é fácil de ser descartada, pois apresenta várias dificuldades..
Provavelmente o problema mais fundamental é que uma lâmina de sabre de luz deve ser capaz de parar a cerca de 1 metro de distância do cabo. Entretanto, um raio laser como qualquer tipo de luz nunca pára, a menos que algo em seu caminho absorva ou reflita sua energia. Manusear a espada seria, portanto, extremamente difícil e um verdadeiro pesadelo em combate.
Com uma lâmina infinitamente grande, você poderia acidentalmente cortar um transeunte ou qualquer outra coisa com que se importasse. Uma solução seria cobrir a extremidade da lâmina com um espelho para confinar o raio laser, mas assim não seria possível dirigir a ponta para dentro de ninguém. Além disso, a construção de uma estrutura para manter o espelho no lugar tiraria a elegância e a graça de um sabre de luz.
A produção de um feixe de laser de alta potência ainda requer muito equipamento. Embora alguns avanços tecnológicos surpreendentes tenham diminuído os lasers de alta potência, ainda seria necessário um sistema de resfriamento para evitar que a montagem superaquecesse. Esta exigência significa que seria difícil construir um sabre de luz que você pudesse carregar fisicamente nas costas.
Os lasers com potência suficiente para causar danos requerem uma grande quantidade de energia, de modo que a espada não poderia ser executada com baterias padrão. Essa energia armazenada em um espaço tão pequeno não está atualmente disponível. E infelizmente os cristais Kyber que alimentam os sabres de luz dos filmes Guerra nas Estrelas são fictícios e não existem na realidade.
Deve-se notar, entretanto, que os primeiros protótipos de armas laser militares estão começando a aparecer, notadamente com o canhão laser da Marinha dos EUA. Mas esta tecnologia é mais semelhante à Estrela da Morte do que aos nossos verdadeiros sabres de luz.
Como vimos, um raio laser é facilmente refletido, seria simples para seu oponente proteger-se com um espelho, ou mesmo virar seu sabre de luz contra você!
Além disso, seria impossível fazer com que as lâminas do sabre de luz ficassem viradas uma para a outra, os feixes de luz não são sólidos e simplesmente passariam um pelo outro, tornando o duelo impossível.
Estas armas fictícias também são famosas por seus ruídos característicos, bem como pelo estouro de luz colorida do laser. Entretanto, um raio laser não pode ser visto de lado, a menos que o ar esteja particularmente esfumaçado ou empoeirado. É por isso que os lasers são sempre usados em conjunto com máquinas de fumaça em clubes ou salas de concertos. Como um ponteiro laser superdimensionado, um sabre de luz seria virtualmente invisível. A não ser, é claro, que fosse direcionado diretamente para o seu olho, e nesse caso seria provavelmente a última coisa que você veria.
E assim como acenar com uma tocha não faz nenhum barulho, você adivinhou, empunhar seu sabre de luz seria silencioso. E enfrentemos isso, mesmo os mais famosos Jedi como Luke Skywalker, Darth Vader, Yoda ou Obi-Wan Kenobi ficariam muito patéticos empunhando uma espada invisível silenciosa.
Concluindo, os sabres de luz como descritos em Star Wars não são atualmente uma realidade com a tecnologia laser que temos atualmente. Embora os avanços possam um dia resolver as preocupações de potência e tamanho, o problema fundamental do comprimento do feixe de luz realmente complica as coisas. A menos que os físicos nos tenham encontrado uma solução mais adequada do que os lasers.
Uma tecnologia mais realista e adequada para a construção de um sabre de luz seria o plasma. De fato, o plasma é o quarto estado da matéria (junto com sólidos, líquidos e gases), menos conhecido por outros, e é comumente usado em nossa vida cotidiana, notadamente nas luzes de néon. Talvez se olharmos mais além nesta área, veremos mais claramente.
Os cortadores de plasma produzem jatos de plasma quente que são usados para cortar materiais condutores como aço, alumínio ou cobre. Entretanto, com a tecnologia atual, um cortador de plasma deve ser conectado a uma grande fonte de energia elétrica. Mesmo os cortadores de plasma mais potentes do mundo não poderiam criar um feixe suficientemente grande para ser comparável em tamanho e potência a um sabre de luz.
Além disso, outros erros de cálculo impedem esta solução:
Clique no vídeo para descobrir a primeira versão do Proto-Sabre em vídeo!
Isto é tal que um sabre de luz de plasma (ou melhor, um protótipo de sabre de luz) pode ser feito. Mas não é um verdadeiro sabre de luz porque não tem as propriedades de um objeto sólido.
Como o plasma é carregado positivamente, os pesquisadores estão atualmente trabalhando em um modelo que usa campos magnéticos para constrangê-lo em um espaço definido, a fim de perfilar uma lâmina.
O principal problema é que um plasma em um campo magnético não é particularmente rígido. Você seria capaz de criar uma forma coerente, mas seria impossível usá-la como arma, porque o calor seria insuportável.
Além disso, seria suficiente que seu oponente interrompesse o campo de contenção magnético com ímãs para mudar completamente sua forma. Isto pode levar ao risco de fritar você completamente.
➡ Recapitulando, deve ser criada uma inovação que permita um feixe de luz para:
Como você pode ver, ainda há muitas questões a serem resolvidas. Lasers e projeções de plasma magnético ainda não são as tecnologias certas para esperar alcançar nossos objetivos. Levando em conta estas considerações e as limitações adicionais, temos que concluir que por enquanto teremos que nos contentar com um Sabre a Laser com uma lâmina luminosa de policarbonato, por exemplo.
E isso também é bom, porque nós temos a coisa certa para você! Nossos sabres de luz e som são equipados com um LED multicolorido que lhe permite mudar de cor rapidamente. Estas armas fictícias, mas verdadeiras, também têm um alto-falante incorporado. Ele toca várias fontes sonoras para imergir você em seu papel de Cavaleiro Jedi ou Senhor Sith!
Deixe um comentário
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
Ver artigo completo